quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Booleanos em Scheme

Os objetos booleanos padrão para verdadeiro e falso são escritos como #t e #f. Eles são válidos. Entretanto, são os objetos das expressões condicionais do Scheme (if, cond, and, or, do) que tratam como verdadeiro ou falso. A frase " um verdadeiro valor " (ou às vezes só " verdadeiro ") significa que qualquer objeto tratou como verdadeiro pelas expressões condicionais, e a frase " um falso valor " (ou " falso ") significa que qualquer objeto tratou como falso pelas expressões condicionais.
De todos os valores de Scheme padrão, só #f conta como falso em expressões condicionais. Com exceção de #f, todos os valores de Scheme padrão, incluindo #f, pares, a lista vazia, símbolos, números, strings, vetores, e procedimentos, contam como verdadeiro.
Nota: Em algumas implementações as listas vazias contam como falso, ao contrário do anterior. Todavia, em alguns exemplos nesta página, assume-se que as listas vazias estão como verdadeiro.
Nota: Programadores acostumados a outros dialetos de Lisp deveriam estar atentos que Scheme distingue ambos #f e a lista vazia do símbolo nil .
Constantes de Boolean os avaliam, assim eles não precisam ser citados em programas.
#t => #t
 #f => #f
 '#f => #f

Nenhum comentário: